/* */

Benefícios do alho para a saúde


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Benefícios do alho para a saúde

Compartilhe:
valeriac
Publicidade




Benefícios do alho para a saúde

Conheça alguns benefícios do alho

Olá, leitores do blog Receitinhas Leves! Eu sou a Valéria e hoje vou compartilhar com vocês uma receita que eu adoro: o chá de alho. Você sabia que o alho é um alimento muito benéfico para a saúde?

 

Ele tem propriedades antibacterianas, antivirais, antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças.

 

Publicidade




Benefícios do alho para a saúde

 

O alho é um alimento muito benéfico para a saúde, pois possui diversas propriedades medicinais e nutricionais. Alguns dos benefícios do alho são:

  • Ele ajuda a combater vírus, fungos e bactérias, pois possui alicina, um composto que tem ação antimicrobiana. O alho pode prevenir e tratar infecções como gripes, resfriados, tosse, dor de garganta, vermes e até mesmo intoxicação alimentar causada por salmonela12.
  • Previne o câncer de cólon, pois tem ação antioxidante e estimula enzimas que desintoxicam o organismo de agentes cancerígenos. O alho também contém aliina e alhoeno, que são compostos que protegem as células do cólon1.
  • Protege a saúde do coração, pois reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias. O alho também regula a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e previne a formação de coágulos13.
  • Melhora doenças inflamatórias, pois tem ação anti-inflamatória, diminuindo a dor e a resposta do sistema imune. O alho pode ser usado em doenças como artrite, asma, sinusite e outras1.
  • Evita doenças respiratórias, pois tem propriedades expectorantes e antissépticas, que facilitam a respiração. O alho pode tratar problemas pulmonares como bronquite, asma, ronco e outros2.
  • Mantém o cérebro saudável, pois tem ação antioxidante e anti-inflamatória, que previnem os danos causados pelos radicais livres nas células cerebrais.
  • O alho também contém selênio e colina, que são nutrientes importantes para o funcionamento do cérebro. O consumo de alho pode prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência2.

 

Publicidade




Esses são alguns dos benefícios do alho para a saúde, mas existem muitos outros. O alho é um alimento versátil e saboroso, que pode ser usado em diversas receitas.

 

O chá de alho é uma forma simples e prática de aproveitar esses benefícios. Basta ferver alguns dentes de alho descascados em água e adicionar outros ingredientes a gosto, como mel, limão, gengibre ou canela. O resultado é uma bebida quente e aromática, que pode aliviar os sintomas de gripes, resfriados, tosse, dor de garganta e até mesmo baixar a pressão arterial.

 

Publicidade




Eu aprendi essa receita com a minha avó, que sempre fazia chá de alho quando alguém da família estava doente. Eu costumo fazer esse chá nos dias mais frios ou quando sinto que preciso fortalecer o meu sistema imunológico. É uma receita fácil e rápida, que leva cerca de 15 minutos para ficar pronta. E o melhor: é muito barata e acessível, pois o alho é um ingrediente que quase todo mundo tem em casa.

 

E você, já experimentou o chá de alho? Que tal fazer essa receita hoje mesmo e conferir os benefícios do alho para a saúde? Eu tenho certeza que você vai se surpreender com o sabor e os efeitos dessa bebida. Acompanhe a receita abaixo:

 

Publicidade




Chá de Alho

Ingredientes:

  • 4 dentes de alho descascados e cortados ao meio
  • 4 xícaras de água
  • Mel, limão, gengibre ou canela a gosto

O modo de preparo:

  1. Coloque a água e o alho em uma panela e leve ao fogo alto até ferver
  2. Reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos
  3. Desligue o fogo e coe o chá
  4. Adicione os outros ingredientes a gosto e misture bem
  5. Sirva quente ou morno

 

O chá de alho pode ser consumido até três vezes ao dia, mas não exagere, pois o alho pode causar irritação no estômago se ingerido em excesso.

Publicidade




 

E como sabemos que o alho possui vários benefícios para a saúde, vou deixar mais uma receita feita com alho, que pode ser muito apreciada durante a semana em seus lanches.

Pasta de alho caseira

Ingredientes:

  • 4 dentes de alho descascados e amassados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Publicidade




  1. Em uma tigela, misture bem o alho, o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta
  2. Adicione a salsinha e mexa novamente
  3. Guarde a pasta em um pote de vidro com tampa na geladeira por até uma semana
  4. Espalhe a pasta sobre fatias de pão integral ou de sua preferência e leve ao forno para tostar

 

Essa pasta de alho é uma ótima opção para um lanche saudável e saboroso. Ela é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde.

 

Espero que você goste das receitas e que elas te tragam muitos benefícios. Fique bem!

Publicidade






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Últimas Publicações