Ricota de Gergelim /* */

Ricota de Gergelim



Ricota de Gergelim
6 Porções
Tempo: 45 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de sementes de gergelim
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • Pimenta-do-reino a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma frigideira, leve as sementes de gergelim ao fogo médio e mexa constantemente até que fiquem douradas e aromáticas. Cuidado para não queimar. Reserve e deixe esfriar um pouco.
  • Em um processador de alimentos ou liquidificador, coloque as sementes de gergelim torradas e bata até formar uma farinha fina. Você pode precisar parar e raspar as laterais algumas vezes.
  • Em uma panela, aqueça a água até ferver. Desligue o fogo e adicione a farinha de gergelim, o suco de limão e o sal. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  • Forre uma peneira com um pano de algodão limpo e coloque sobre uma tigela. Despeje a mistura de gergelim na peneira e aperte bem o pano para extrair o máximo de líquido possível. Descarte o líquido ou guarde para usar em outras receitas.
  • Transfira a ricota de gergelim para uma tigela e adicione o azeite, a cebolinha e a pimenta-do-reino. Misture bem e ajuste o sal se necessário
  • Cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para que a ricota fique mais firme e saborosa
  • Retire a ricota da geladeira e sirva como preferir. Você pode usar como aperitivo, acompanhamento ou recheio de sanduíches e saladas. Aproveite!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Ricota de Gergelim

A receita de ricota de gergelim é uma das minhas favoritas quando quero preparar algo leve, saudável e saboroso. Ela é feita com sementes de gergelim torradas e trituradas, que dão uma textura crocante e um sabor levemente adocicado à ricota. Essa receita é ideal para servir como aperitivo, acompanhamento ou recheio de sanduíches e saladas.

Eu aprendi a fazer essa receita por causa da minha necessidade de comer apenas comidas saudáveis, pois tenho algumas restrições alimentares. Essa receita é muito fácil e rápida de fazer, e não requer muitos ingredientes. Eu costumo fazer essa receita durante a semana, pois é uma ótima opção para levar na marmita ou comer em casa mesmo.

Se você também gosta de comidas leves e saudáveis, eu te convido a fazer essa receita junto comigo. Você vai se surpreender com o resultado e com o sabor dessa ricota de gergelim.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Você pode variar a receita de ricota de gergelim de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Aqui estão algumas sugestões:

Ricota de gergelim com ervas: Adicione à ricota de gergelim 2 colheres de sopa de salsinha picada e 1 colher de sopa de manjericão picado. Misture bem e sirva.

Ricota de gergelim com tomate seco: Adicione à ricota de gergelim 1/4 de xícara de tomate seco picado e 2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas. Misture bem e sirva.

Ricota de gergelim com cenoura: Adicione à ricota de gergelim 1/2 xícara de cenoura ralada e 2 colheres de sopa de passas. Misture bem e sirva.

Ricota de gergelim com nozes: Adicione à ricota de gergelim 1/4 de xícara de nozes picadas e 2 colheres de sopa de mel. Misture bem e sirva.


Alertas de Segurança

Ao fazer a receita de ricota de gergelim, tome alguns cuidados básicos de segurança, tanto no preparo quanto no consumo. Veja abaixo:

Cuidado com o fogo: Ao torrar as sementes de gergelim na frigideira, fique atento ao fogo e não deixe as sementes queimarem. Use uma luva térmica para manusear a frigideira e evite queimaduras.

Cuidado com o liquidificador: Ao triturar as sementes de gergelim no liquidificador, certifique-se de que o aparelho esteja bem fechado e seguro. Não coloque as mãos ou outros objetos dentro do liquidificador enquanto ele estiver ligado. Desligue o liquidificador antes de abrir a tampa e raspar as laterais.

Cuidado com a água fervente: Ao hidratar as sementes de gergelim com a água fervente, tome cuidado para não se queimar ou derramar a água. Use uma colher de pau para misturar a farinha de gergelim, o suco de limão e o sal na água fervente. Não coloque o rosto perto da panela, pois o vapor pode ser muito quente.

Cuidado com o pano de algodão: Ao coar a mistura de gergelim na peneira, use um pano de algodão limpo e resistente. Não use um pano sintético ou que solte fiapos. Aperte bem o pano para extrair o líquido, mas não se machuque com as sementes de gergelim.

Cuidado com a validade: Ao consumir a ricota de gergelim, verifique a validade dos ingredientes usados e da ricota pronta. Guarde a ricota em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Não consuma a ricota se ela apresentar alteração de cor, cheiro ou sabor.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de ricota de gergelim, por isso separamos as principais para você. Veja abaixo:

Como germinar o gergelim?

Para germinar o gergelim, basta lavar as sementes e deixá-las de molho em água filtrada por 8 horas. Depois, escorra a água e coloque as sementes em uma peneira coberta com um pano, deixando em um lugar arejado por mais 8 horas. As sementes estarão prontas para consumo quando apresentarem pequenos brotos.

Como fazer leite de gergelim?

Para fazer leite de gergelim, basta bater no liquidificador 1 xícara de gergelim com 4 xícaras de água filtrada. Depois, coe a mistura com um pano ou uma peneira fina e guarde o leite em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.

O que fazer com o resíduo do leite de gergelim?

O resíduo do leite de gergelim pode ser aproveitado para fazer outras receitas, como patês, pães, bolos, tortas, cookies, hambúrgueres e o que mais a sua imaginação permitir. Ele é rico em fibras e proteínas e pode ser usado como substituto da farinha de trigo em algumas preparações.

Como conservar a ricota de gergelim?

A ricota de gergelim deve ser conservada em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Ela pode ser consumida fria ou aquecida, como preferir.

A ricota de gergelim tem lactose?

Não, a ricota de gergelim não tem lactose, pois é feita a partir de sementes vegetais e não de leite animal. Ela é uma ótima opção para pessoas que têm intolerância ou alergia à lactose, ou que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.


Benefícios para a Saúde

O gergelim é o principal ingrediente dessa receita e traz muitos benefícios para a saúde. Ele é uma fonte de cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitamina E, antioxidantes e ácidos graxos poli-insaturados, que podem ajudar a:

Prevenir e tratar a osteoporose, fortalecendo os ossos e dentes;

Controlar o colesterol e a pressão arterial, protegendo o coração e os vasos sanguíneos;

Combater a anemia, aumentando a produção de glóbulos vermelhos;

Regular o intestino, prevenindo a prisão de ventre e o câncer de cólon;

Melhorar a pele, o cabelo e as unhas, prevenindo o envelhecimento precoce e a queda capilar;

Aumentar a imunidade, prevenindo infecções e inflamações;

Melhorar o humor, o sono e a memória, pois contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac

Outras Pastas e Patês


Como Fazer Ricota de Gergelim

Homus

Homus

Molho Balsâmico

Molho Balsâmico

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão

Bolo Prestigio

Bolo Prestigio