Mingau de Milho Verde | E seus BENEFÍCIOS

Mingau de Milho Verde



Mingau de Milho Verde
6 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 6 espigas de milho verde
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó a gosto

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Modo de Preparo:
  • Comece lavando bem as espigas de milho e cortando os grãos com uma faca. Você pode usar também milho em lata, mas o sabor fica diferente.
  • Bata o milho com o leite no liquidificador até obter um creme homogêneo. Coe em uma peneira fina, apertando bem para extrair todo o líquido.
  • Transfira o líquido para uma panela e adicione o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar. O ponto ideal é quando o mingau fica cremoso e solta do fundo da panela.
  • Desligue o fogo e coloque o mingau em uma travessa ou em potinhos individuais. Polvilhe canela em pó por cima e sirva quente ou gelado, como preferir. Bom apetite!

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Curiosidades Sobre a Receita

Assista essa Receita em Vídeo

Para quem gosta de receita em vídeo, indique um do canal do Youtube: @Lar_Da_Cris

Caso contrário, acompanhe mais abaixo a versão do receitinhas leves de como fazer mingau de milho verde.

Receita de Mingau de Milho Verde

Mingau de milho verde é uma das minhas receitas favoritas para o café da manhã ou para o lanche da tarde. É um doce cremoso e saboroso, feito com espigas de milho frescas e leite.

Eu gosto de servir o meu mingau geladinho, polvilhado com canela em pó, mas você pode adaptar ao seu gosto.

Eu aprendi a fazer mingau de milho verde com a minha avó, que sempre preparava essa delícia nas festas juninas.

É uma receita simples e rápida, que leva poucos ingredientes e fica pronta em menos de uma hora.

Você só precisa bater o milho com o leite no liquidificador, coar, levar ao fogo com açúcar e mexer até engrossar.

O mingau de milho verde é uma ótima opção para aproveitar o milho da safra, que é mais doce e macio.

Você pode fazer essa receita em qualquer época do ano, mas ela combina especialmente com os dias frios, quando um doce quentinho cai bem.

Se você quiser incrementar o seu mingau, pode adicionar leite de coco, essência de baunilha ou coco ralado.

Que tal fazer mingau de milho verde hoje mesmo? Eu vou te ensinar o passo a passo dessa receita deliciosa, que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Vem comigo!

Mingau de Milho Verde

Receita de Mingau de Milho Verde – Foto: Canva

Informação Nutricional

Uma porção de 250 ml de mingau de milho verde contém aproximadamente:

  • Calorias: 191 kcal
  • Carboidratos: 34 g
  • Proteínas: 5 g
  • Gorduras: 1 g
  • Fibras: 3 g
  • Sódio: 205 mg
  • Cálcio: 31% da ingestão diária recomendada
  • Ferro: 45% da ingestão diária recomendada

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo de espera: 2 horas (opcional, se quiser servir gelado)

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 6 porções de 250 ml cada.


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Dicas Adicionais:

Variações da receita

Você pode variar a receita de mingau de milho verde de acordo com o seu gosto e criatividade. Veja algumas sugestões:

Mingau de milho verde com coco: Adicione 100g de coco ralado ao final da cocção. Você também pode substituir parte do leite por leite de coco para um sabor mais intenso.

Mingau de milho verde vegano: Utilize leite vegetal no lugar do leite comum. Você pode usar leite de soja, de amêndoas, de aveia ou outro de sua preferência.

O açúcar também pode ser substituído por adoçante natural, como xilitol ou eritritol.

Mingau de milho verde com canela: Polvilhe canela em pó sobre o mingau antes de servir para um toque adicional de sabor.

A canela combina muito bem com o milho e traz benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória e antioxidante.

Alertas de Segurança

Ao preparar o mingau de milho verde, tome alguns cuidados básicos de segurança para evitar acidentes e garantir a qualidade da receita. Veja alguns alertas:

Ao cortar o milho das espigas, use uma faca afiada e firme. Segure a espiga com cuidado e corte os grãos rente ao sabugo, sem se machucar.

Ao bater o milho com o leite no liquidificador, tampe bem o aparelho e não encha demais o copo. Bata aos poucos e desligue o liquidificador antes de abrir a tampa.

Ao cozinhar o mingau no fogo, mexa sempre para não grudar no fundo da panela e não transbordar.

Use uma colher de pau ou silicone e não se queime com o vapor ou os respingos do mingau quente.

Ao servir o mingau, espere esfriar um pouco ou coloque na geladeira para gelar. Não consuma o mingau muito quente para não queimar a boca ou o estômago.

Ao armazenar o mingau, guarde em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Não deixe o mingau fora da geladeira por muito tempo para não estragar.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais. Veja a seguir as perguntas e respostas mais comuns sobre o mingau de milho verde.

Posso usar milho enlatado para fazer mingau de milho verde?

Sim, mas o sabor pode ficar diferente do milho fresco

Como fazer mingau de milho verde sem açúcar?

Você pode substituir o açúcar por adoçante natural, como xilitol ou eritritol

Como fazer mingau de milho verde vegano?

Você pode usar leite vegetal no lugar do leite comum, como leite de soja, de amêndoas ou de aveia

Como conservar o mingau de milho verde?

Você deve guardar o mingau em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias

Como fazer mingau de milho verde com coco?

Você pode adicionar coco ralado ou leite de coco ao final da cocção do mingau

Benefícios para a saúde

O milho verde é o principal ingrediente dessa receita e traz vários benefícios para a saúde. Entre eles, podemos destacar:

Protege a visão, por ser rico em luteína e zeaxantina, que são antioxidantes que previnem doenças oculares

Fortalece o sistema imunológico, por conter betacaroteno, que aumenta as defesas do organismo

Ajuda a emagrecer, por ser fonte de fibras, que aumentam a saciedade e controlam o apetite

Diminui o colesterol ruim, por ter fibras insolúveis, que reduzem a absorção de gordura no intestino

Mantém a saúde da pele, por fornecer vitamina A, que previne o envelhecimento precoce e melhora a elasticidade da pele

Previne a diabetes, por regular os níveis de glicose no sangue, graças às fibras que retardam a absorção dos carboidratos



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