Mingau de Milho Sem Lactose /* */

Mingau de Milho Sem Lactose



Mingau de Milho Sem Lactose
4 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 4 espigas de milho verde
  • 2 xícaras de leite de coco
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Comece raspando as espigas de milho com uma faca, para retirar os grãos. Reserve.
  • Em seguida, bata os grãos de milho no liquidificador com o leite de coco, até obter uma mistura homogênea. Se necessário, coe para eliminar os pedaços maiores.
  • Depois, transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar. Adicione o açúcar, o sal e a canela em pó a gosto, e misture bem.
  • Por fim, desligue o fogo e sirva o mingau em tigelas ou xícaras, polvilhando mais canela em pó se desejar. Você pode comer quente ou frio, como preferir. Bom apetite!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Mingau de Milho Sem Lactose

O mingau de milho sem lactose é uma das minhas receitas favoritas para o café da manhã ou o lanche da tarde. Ele é feito com leite de coco, milho verde, açúcar e canela, e tem uma textura cremosa e um sabor doce e suave.

É uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose ou quer evitar o leite de vaca.

Eu aprendi essa receita há alguns anos, quando descobri que precisava comer apenas comidas saudáveis por causa de um problema de saúde.

Foi uma mudança difícil no começo, mas depois eu percebi que existem muitas receitas deliciosas e nutritivas que não levam leite ou derivados. O mingau de milho sem lactose é uma delas, e eu faço sempre que posso.

Você pode fazer esse mingau em qualquer época do ano, mas eu acho que ele combina mais com os dias frios, quando você quer algo quente e reconfortante.

Ele é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Você só precisa de uma panela, um liquidificador e uma colher de pau. Que tal experimentar essa receita hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai gostar!


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

– Você pode variar a receita de mingau de milho sem lactose de acordo com o seu gosto ou disponibilidade de ingredientes.

Por exemplo, você pode substituir o leite de coco por outro leite vegetal, como leite de amêndoas, leite de aveia ou leite de soja. Você também pode usar milho em lata ou congelado, se não tiver espigas de milho frescas.

Outra opção é acrescentar frutas picadas, como banana, maçã ou morango, para dar mais sabor e nutrientes ao mingau.

– Se você quiser um mingau mais consistente, você pode adicionar uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em um pouco de água à mistura, antes de levar ao fogo. Isso vai fazer o mingau engrossar mais rápido e ficar mais firme.

Se você preferir um mingau mais líquido, você pode adicionar mais leite de coco ou água à mistura, até atingir a consistência desejada.

Alertas de Segurança

Ao fazer a receita de mingau de milho sem lactose, você deve tomar alguns cuidados básicos de segurança, tanto no preparo quanto no consumo do prato. Veja alguns deles:

Ao raspar as espigas de milho, use uma faca afiada e firme, e faça o movimento de cima para baixo, com cuidado para não se cortar. Você pode apoiar a espiga em uma tábua de corte ou em um prato fundo, para evitar que os grãos se espalhem.

Ao bater os grãos de milho no liquidificador, certifique-se de que o aparelho esteja bem fechado e encaixado na base, e que a tomada esteja em boas condições. Não encha o copo do liquidificador até a borda, pois a mistura pode transbordar e causar acidentes. Use a velocidade média ou baixa, e pare de bater de vez em quando, para evitar que o motor superaqueça.

Ao cozinhar o mingau, use uma panela grande e funda, e mexa sempre com uma colher de pau, para evitar que o mingau grude no fundo ou queime. Tome cuidado com o vapor e com os respingos, que podem causar queimaduras. Não deixe o fogo muito alto, e não se afaste da panela enquanto o mingau estiver no fogo.

Ao servir o mingau, espere esfriar um pouco, para evitar queimar a boca ou a língua. Se for guardar o mingau na geladeira, coloque em um recipiente com tampa, e consuma em até dois dias. Não reaqueça o mingau mais de uma vez, pois isso pode alterar o sabor e a textura. Se notar qualquer sinal de mofo ou mau cheiro, descarte o mingau imediatamente.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de mingau de milho sem lactose, então separamos as principais para você. Veja a seguir:

O mingau de milho sem lactose fica cremoso?

Sim, o mingau de milho sem lactose fica cremoso, mas depende da quantidade de milho e de leite de coco usados. Se quiser um mingau mais consistente, use mais espigas de milho ou adicione uma colher de amido de milho dissolvido em água.

O mingau de milho sem lactose pode ser feito com milho de lata ou congelado?

Sim, o mingau de milho sem lactose pode ser feito com milho de lata ou congelado, mas o sabor e a textura podem ficar diferentes do mingau feito com milho fresco. Se usar milho de lata, escorra bem a água e lave os grãos antes de bater no liquidificador. Se usar milho congelado, descongele antes de usar.

O mingau de milho sem lactose pode ser adoçado com mel ou adoçante?

Sim, o mingau de milho sem lactose pode ser adoçado com mel ou adoçante, mas o sabor pode mudar um pouco. Se usar mel, use uma quantidade menor do que o açúcar, pois o mel é mais doce. Se usar adoçante, use um que seja próprio para cozinhar e siga as instruções da embalagem.

O mingau de milho sem lactose pode ser congelado?

Não, o mingau de milho sem lactose não pode ser congelado, pois isso pode alterar a textura e o sabor do mingau. O ideal é consumir o mingau em até dois dias, guardando na geladeira em um recipiente com tampa.

O mingau de milho sem lactose tem glúten?

Não, pois o milho é um cereal naturalmente sem glúten. No entanto, se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, verifique se os outros ingredientes usados na receita também são livres de glúten, como o leite de coco, o açúcar e a canela.

Benefícios para a Saúde

O milho é o principal ingrediente dessa receita de mingau de milho sem lactose, e ele oferece diversos benefícios para a saúde, como:

Manter a saúde dos olhos, por ser rico em zeaxantina e luteína, que são antioxidantes que protegem a visão contra os danos causados pela luz e pelo envelhecimento;

Fortalecer o sistema imunológico, por conter betacaroteno, que aumenta as defesas do organismo e ajuda a prevenir infecções;

Ajudar a emagrecer, por ser uma boa fonte de fibras, que aumentam a saciedade e controlam o apetite;

Diminuir o colesterol “ruim”, por ter fibras insolúveis, que reduzem a absorção de gordura no intestino e melhoram o perfil lipídico;

Manter a saúde da pele, por ter vitamina A, que previne o envelhecimento precoce e a flacidez da pele;

Prevenir a diabetes, por ter um baixo índice glicêmico, que controla os níveis de açúcar no sangue e evita a resistência à insulina;

Melhorar a disposição, por ser uma ótima fonte de carboidratos, que fornecem energia para o cérebro e o corpo;

Melhorar o trânsito intestinal, por ter fibras solúveis, que formam um gel no estômago e facilitam a eliminação das fezes.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac
Mingau de Fubá

Mingau de Fubá

Chá de Burro

Chá de Burro

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão