Doce de Abacaxi no Pote /* */

Doce de Abacaxi no Pote



Doce de Abacaxi no Pote
10 Porções
Tempo: 10 min
Ingredientes:
  • 1 abacaxi médio descascado e picado em cubos pequenos
  • 2 xícaras de açúcar
  • Suco de 1 limão

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, coloque o abacaxi, o açúcar e o suco de limão. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até o abacaxi ficar macio e a calda engrossar. Isso deve levar cerca de 20 minutos.
  • Desligue o fogo e deixe o doce esfriar um pouco. Em seguida, transfira o doce para os potinhos de vidro, deixando um espaço de 1 cm na borda. Tampe os potinhos e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, para o doce ficar mais firme.
  • Pronto, seu doce de abacaxi no pote está pronto para ser saboreado ou presenteado. Você pode decorar os potinhos com fitas, etiquetas ou o que preferir. Aproveite essa delícia!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Como Fazer Doce de Abacaxi no Pote

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal do Youtube: @Docesaleetc

Caso contrário, acompanhe mais abaixo a versão do receitinhas leves de como fazer doce de abacaxi no pote.

Receita de Doce de Abacaxi no Pote

O doce de abacaxi no pote é uma sobremesa fácil, rápida e muito saborosa, que leva apenas três ingredientes: abacaxi, açúcar e limão. O resultado é um doce cremoso, com pedacinhos de fruta e um toque cítrico que equilibra o doce.

Eu aprendi essa receita com a minha avó, que sempre fazia esse doce para as festas de família. Ela costumava servir o doce em potinhos de vidro, decorados com fitas e etiquetas.

Era um sucesso entre crianças e adultos, que se deliciavam com essa sobremesa refrescante e caseira.

O doce de abacaxi no pote é uma ótima opção para qualquer ocasião, seja durante a semana, no fim de semana ou em datas especiais.

Você pode fazer para o seu café da manhã, para o lanche da tarde, para levar de sobremesa para o trabalho ou para presentear alguém.

Além de ser muito gostoso, o doce de abacaxi no pote é econômico e rende bastante.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado e se surpreender com a facilidade. Vamos lá?

Doce de Abacaxi no Pote

Informação Nutricional

A seguir, serão dados os valores nutricionais para uma porção de 100 g de doce de abacaxi no pote, que corresponde a um dos potinhos da receita.

  • Calorias: 132 kcal
  • Carboidratos: 33,5 g
  • Proteínas: 0,3 g
  • Gorduras: 0,1 g
  • Fibras: 0,8 g
  • Vitamina C: 18,6 mg
  • Potássio: 63 mg
  • Cálcio: 9 mg
  • Ferro: 0,2 mg

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Tempo de espera: 2 horas na geladeira

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 10 potinhos de 100g cada.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Você pode variar a receita de doce de abacaxi no pote de acordo com o seu gosto e criatividade. Aqui vão algumas sugestões:

Adicione coco ralado ao creme para dar um sabor extra e uma textura diferente.

Substitua o suco de limão por suco de maracujá para fazer um doce de abacaxi com maracujá.

Acrescente pedaços de bolo de baunilha ou de chocolate ao doce para fazer um pavê de abacaxi no pote.

Decore o doce com chantilly, cerejas, hortelã ou raspas de limão.


Alertas de Segurança

Ao fazer a receita de doce de abacaxi no pote, tome alguns cuidados básicos de segurança, como:

Use uma faca afiada e adequada para descascar e picar o abacaxi. Cuidado para não se cortar ou machucar os dedos.

Ao cozinhar o abacaxi com o açúcar, fique atento ao fogo e à panela. Não deixe o doce queimar ou transbordar. Mexa de vez em quando para evitar que o açúcar grude no fundo da panela.

Ao transferir o doce para os potinhos, espere esfriar um pouco para não se queimar ou quebrar os vidros. Use uma colher ou uma concha para facilitar o processo.

Ao levar os potinhos à geladeira, certifique-se de que estão bem tampados e acomodados. Evite colocar os potinhos em cima de outros alimentos ou objetos que possam cair ou derrubar.

Ao consumir o doce, verifique a validade e as condições de conservação. Não consuma o doce se estiver com mau cheiro, cor, textura ou sabor alterados.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a fazer esse doce de abacaxi no pote.

Como fazer doce de abacaxi com gelatina?

Para fazer doce de abacaxi com gelatina, basta dissolver uma caixinha de gelatina de abacaxi em uma xícara de água fervente e misturar com o doce de abacaxi já pronto. Leve à geladeira até firmar e sirva nos potinhos.

Como fazer doce de abacaxi com leite condensado?

Para fazer doce de abacaxi com leite condensado, você pode substituir o açúcar da receita por uma lata de leite condensado e cozinhar o abacaxi com o leite condensado e o suco de limão até ficar cremoso. Depois é só colocar nos potinhos e levar à geladeira.

Como fazer doce de abacaxi cristalizado?

Para fazer doce de abacaxi cristalizado, você precisa cozinhar o abacaxi com o açúcar e o suco de limão até secar toda a calda.

Depois, espalhe os pedaços de abacaxi em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno baixo por cerca de 2 horas, virando na metade do tempo. Deixe esfriar e guarde em um pote fechado.

Como fazer doce de abacaxi diet?

Para fazer doce de abacaxi diet, você pode usar um adoçante culinário no lugar do açúcar e seguir o mesmo modo de preparo da receita original.

Você também pode usar gelatina diet ou leite condensado diet para variar o sabor.

Como fazer doce de abacaxi com coco?

Para fazer doce de abacaxi com coco, você pode adicionar coco ralado ao doce de abacaxi depois de pronto e misturar bem.

Outra opção é fazer um creme de coco com leite de coco, amido de milho e adoçante e colocar por cima do doce de abacaxi nos potinhos.


Benefícios para a Saúde

O abacaxi é o principal ingrediente dessa receita e traz vários benefícios para a saúde. O abacaxi é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções.

Também contém bromelina, uma enzima que facilita a digestão e tem ação anti-inflamatória.

Além disso, o abacaxi é diurético, ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, e é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac
Doce de Goiaba

Doce de Goiaba

Beijinho Fit

Beijinho Fit

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão

Bolo Prestigio

Bolo Prestigio