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Molho de Romã para Salada



Molho de Romã para Salada
4 Porções
Tempo: 10 min
Ingredientes:
  • 1/4 de xícara de suco de romã (pode ser natural ou de caixinha)
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de mel
  • Sal e pimenta do reino a gosto

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Modo de Preparo:
  • Comece misturando o suco de romã e o vinagre balsâmico em uma tigela pequena.
  • Em seguida, adicione o azeite em fio, mexendo bem com um batedor de arame ou um garfo, até formar uma emulsão.
  • Por fim, tempere com o mel, o sal e a pimenta do reino, e prove para ajustar o sabor.
  • Se quiser, você pode levar o molho à geladeira por 30 minutos antes de servir, para ficar mais geladinho e encorpado.
  • Pronto, agora é só regar a sua salada favorita com esse molho maravilhoso e se deliciar. Bom apetite!

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Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Molho de Romã para Salada

Eu adoro fazer saladas variadas e saborosas, mas às vezes fico sem ideias de como temperá-las. Foi assim que eu descobri a receita de molho de romã para salada, que é simples, saudável e deliciosa.

O molho de romã para salada é feito com suco de romã, vinagre balsâmico, azeite, mel, sal e pimenta. Ele tem uma textura aveludada e um sabor agridoce que combina com diversos tipos de folhas, frutas e queijos.

Eu gosto de fazer esse molho em ocasiões especiais, como aniversários, jantares românticos ou festas de fim de ano. Ele dá um toque sofisticado e refrescante à salada, e agrada a todos os paladares.

Eu aprendi essa receita em um livro de culinária que comprei quando decidi me alimentar de forma mais saudável. Desde então, eu faço esse molho sempre que quero impressionar os meus convidados ou me dar um mimo.


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Dicas Adicionais:

Variações da Receita

– Você pode variar o molho de romã para salada usando outros tipos de vinagre, como o de maçã, o de vinho tinto ou o de framboesa.

– Você também pode acrescentar outros temperos ao molho, como mostarda, alho, cebola, ervas finas ou gengibre.

– Se você quiser um molho mais cremoso, você pode adicionar iogurte natural, creme de leite ou cream cheese ao final do preparo.

– Se você quiser um molho mais doce, você pode substituir o mel por açúcar, melado, maple syrup ou geleia de frutas.


Alertas de Segurança

Antes de fazer o molho de romã para salada, certifique-se de que todos os ingredientes estão frescos e dentro da validade.

Lave bem as mãos e os utensílios que vai usar, como a tigela, o batedor, o copo medidor e a colher.

Tome cuidado ao manusear o suco de romã, pois ele pode manchar as roupas e a superfície de trabalho. Use um avental e um pano de prato para se proteger.

Se você for usar um espremedor elétrico para extrair o suco de romã, siga as instruções do fabricante e não coloque os dedos ou objetos estranhos na abertura do aparelho.

Guarde o molho de romã para salada em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Não consuma se perceber alteração na cor, no cheiro ou no sabor.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas mais frequentes sobre o molho de romã para salada:

Como escolher uma romã madura?

Escolha uma romã que tenha a casca firme, lisa e brilhante, e que seja pesada para o seu tamanho.

Como tirar as sementes da romã sem fazer sujeira?

Corte a romã em quatro partes e coloque-as em uma tigela com água. Com as mãos, separe as sementes da casca e da membrana branca. As sementes vão afundar e a casca vai boiar. Descarte a casca e escorra as sementes.

Como fazer suco de romã natural?

Bata as sementes de romã no liquidificador com um pouco de água e coe em uma peneira ou em um pano de algodão. Adoce a gosto e sirva gelado ou natural.

Como conservar o molho de romã para salada?

Guarde o molho em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Não congele o molho, pois ele pode perder a textura e o sabor.

Com que tipo de salada o molho de romã combina?

O molho de romã combina com saladas de folhas verdes, frutas frescas ou secas, queijos brancos ou amarelos, nozes ou castanhas.


Benefícios para a Saúde

A romã é o ingrediente principal dessa receita e traz muitos benefícios para a saúde. Veja alguns deles:

A romã é rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, melhorando o sistema imunológico.

A romã tem compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta.

A romã é uma fonte de potássio, que ajuda a regular os fluidos corporais, a contração muscular e a transmissão nervosa.

A romã tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade e auxiliando no emagrecimento.



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