Molho de Frutas Vermelhas /* */

Molho de Frutas Vermelhas



Molho de Frutas Vermelhas
6 Porções
Tempo: 1 h 25 min
Ingredientes:
  • 300 g de frutas vermelhas frescas ou congeladas (morango, framboesa, amora, mirtilo, etc.)
  • 100 g de açúcar cristal
  • 100 ml de água
  • Suco de meio limão

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Lave bem as frutas vermelhas e retire os cabinhos e folhas. Se estiver usando frutas congeladas, deixe descongelar em temperatura ambiente.
  • Em uma panela, coloque o açúcar, a água e o suco de limão. Leve ao fogo médio e mexa até dissolver o açúcar.
  • Adicione as frutas vermelhas e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa e brilhante.
  • Desligue o fogo e deixe o molho esfriar um pouco. Se preferir, bata o molho no liquidificador ou com um mixer para obter uma textura mais lisa.
  • Transfira o molho para um pote de vidro e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Molho de Frutas Vermelhas

Eu adoro fazer molho de frutas vermelhas para acompanhar sobremesas, saladas ou até mesmo carnes. É uma receita simples, rápida e deliciosa, que leva apenas quatro ingredientes: frutas vermelhas, açúcar, água e suco de limão.

O molho de frutas vermelhas tem uma textura aveludada e um sabor equilibrado entre o doce e o azedo. Ele combina com diversas ocasiões, desde um lanche da tarde até um jantar especial. Eu costumo fazer esse molho nos fins de semana, quando tenho mais tempo para caprichar na apresentação dos pratos.

Eu aprendi essa receita há alguns anos, quando comecei a buscar opções mais saudáveis de alimentação. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, vitaminas e fibras, que fazem bem para o organismo. Além disso, o molho de frutas vermelhas é uma ótima forma de aproveitar as frutas da estação, que são mais frescas e baratas.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

– Você pode usar outros tipos de açúcar, como mascavo, demerara ou de coco, para dar um sabor diferente ao molho de frutas vermelhas. Lembre-se de ajustar a quantidade de acordo com o poder adoçante de cada um.

– Você pode acrescentar especiarias, como canela, cravo, noz-moscada ou baunilha, para dar um toque aromático ao molho de frutas vermelhas. Basta adicionar uma pitada ou uma colher de chá na hora de cozinhar o molho.

– Você pode substituir o suco de limão por outro suco cítrico, como laranja, tangerina ou maracujá, para variar a acidez do molho de frutas vermelhas. O suco cítrico também ajuda a conservar o molho por mais tempo na geladeira.

– Você pode usar outras frutas, como pêssego, manga, abacaxi ou kiwi, para fazer um molho de frutas tropicais. Siga o mesmo modo de preparo do molho de frutas vermelhas, mas use menos açúcar, pois essas frutas são mais doces.


Alertas de Segurança

Ao fazer o molho de frutas vermelhas, tome cuidado para não se queimar com a calda quente. Use luvas térmicas e uma colher de cabo longo para mexer o molho na panela. Mantenha uma distância segura do fogo e evite respingos.

Ao bater o molho no liquidificador ou com um mixer, certifique-se de que o molho esteja frio ou morno, pois o calor pode danificar o aparelho ou causar explosões. Tampe bem o liquidificador ou use um copo alto para evitar vazamentos. Desligue o aparelho da tomada antes de lavá-lo.

Ao cortar as frutas vermelhas, use uma faca afiada e uma tábua de corte. Segure a faca com firmeza e corte as frutas com cuidado, sem pressionar demais. Evite cortar os dedos ou as mãos. Lave bem a faca e a tábua após o uso.

Ao consumir o molho de frutas vermelhas, verifique se ele está bem conservado e dentro do prazo de validade. Guarde o molho em um pote de vidro fechado na geladeira por até uma semana. Não consuma o molho se ele apresentar alterações de cor, cheiro ou sabor.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer molho de frutas vermelhas, por isso separamos as principais perguntas e respostas sobre essa receita. Confira:

Quais frutas vermelhas usar?

Você pode usar as frutas vermelhas de sua preferência, como morango, framboesa, amora, mirtilo, cereja, etc. O ideal é usar frutas frescas ou congeladas.

Como conservar o molho de frutas vermelhas?

O molho de frutas vermelhas deve ser guardado em um pote de vidro fechado na geladeira por até uma semana. Não deixe o molho em temperatura ambiente.

Como usar o molho de frutas vermelhas?

O molho de frutas vermelhas pode ser usado para acompanhar sobremesas, como sorvete, cheesecake, pudim, panqueca, etc. Também pode ser usado para temperar saladas, carnes, queijos, etc.

Como engrossar o molho de frutas vermelhas?

O molho de frutas vermelhas engrossa naturalmente ao cozinhar no fogo, mas se você quiser um molho mais espesso, pode adicionar uma colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de água.

Como adoçar o molho de frutas vermelhas?

O molho de frutas vermelhas é adoçado com açúcar, mas você pode substituir por outro tipo de adoçante, como mel, xilitol, stevia, etc. A quantidade de adoçante depende do seu paladar e da acidez das frutas.


Benefícios para a Saúde

O principal ingrediente do molho de frutas vermelhas são as próprias frutas, que são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes trazem diversos benefícios para a saúde, como:

Previnem o envelhecimento precoce da pele e das células;

Fortalecem o sistema imunológico e combatem infecções;

Protegem o coração e reduzem o colesterol ruim;

Regulam o intestino e melhoram a digestão;

Combatem inflamações e doenças crônicas;

Ajudam no controle da glicose e na prevenção da diabetes.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac
Molho Tropical

Molho Tropical

Molho de Mostarda

Molho de Mostarda

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão

Bolo Prestigio

Bolo Prestigio