Pudim Zero Açucar | E seus BENEFÍCIOS /* */

Pudim Zero Açucar



Pudim Zero Açucar
10 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 2 e ½ xícaras de leite (600 ml)
  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de xilitol
  • ½ xícara de adoçante culinário

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Adicione, em uma forma de pudim, o adoçante culinário. Leve ao fogo brando e mexa sempre até se dissolver completamente e a calda caramelizar. Com a calda ainda quente, espalhe pelas laterais da forma e deixe esfriar.
  • Coloque, em um liquidificador, o leite, o xilitol, os ovos, o leite em pó, a essência de baunilha e bata por 3 minutos. Despeje a mistura do pudim na forma com a calda fria e cubra com papel alumínio.
  • Coloque em banho-maria com a água já quente. Leve para assar no forno a 200 °C por 45 minutos.
  • Depois de esfriar, coloque a forma de pudim na geladeira por 4 horas. Desenforme e é só servir!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Como Fazer Pudim Zero Açucar

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal do Youtube: @NutricionistaVivianAlmeida

Caso contrário, acompanhe mais abaixo a versão do receitinhas leves de como fazer Pudim Zero Açúcar.

Pudim Zero Açúcar

Você já pensou em fazer um pudim sem açúcar, mas com o mesmo sabor e textura da receita tradicional? Pois é, eu também tinha essa dúvida até que resolvi testar essa receita de pudim zero açúcar que é simplesmente deliciosa.

Essa receita é feita com leite em pó, xilitol, ovos e essência de baunilha. O xilitol é um adoçante natural que não altera o sabor do pudim e ainda tem baixo índice glicêmico. A essência de baunilha dá um toque especial e aromático ao pudim.

O pudim zero açúcar fica com uma consistência firme e cremosa, e uma calda caramelizada que se forma com o próprio adoçante.

É uma sobremesa perfeita para quem quer se deliciar sem culpa, seja no fim de semana, em ocasiões especiais ou até mesmo no dia a dia.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu garanto que você vai se surpreender com o resultado. Vamos lá?

Pudim Zero Açucar

Informação Nutricional

Uma porção de 80 g de pudim zero açúcar tem aproximadamente as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 60 kcal
  • Carboidratos: 10 g
  • Proteínas: 4 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,5 g
  • Sódio: 80 mg

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 minutos
  • Tempo de espera: 4 horas na geladeira

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 10 porções de aproximadamente 80 g cada.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Você pode variar a receita de pudim zero açúcar de acordo com o seu gosto e criatividade. Aqui estão algumas sugestões:

Pudim de chocolate zero açúcar: basta adicionar 4 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar na mistura do pudim antes de bater no liquidificador.

Pudim de coco zero açúcar: basta substituir o leite desnatado por leite de coco e adicionar 1/2 xícara de coco ralado sem açúcar na mistura do pudim antes de bater no liquidificador.

Pudim de café zero açúcar: basta adicionar 2 colheres de sopa de café solúvel na mistura do pudim antes de bater no liquidificador.

Pudim de frutas zero açúcar: basta substituir o xilitol por um pacote de gelatina diet do sabor da sua preferência e adicionar pedaços da fruta escolhida na forma antes de despejar a mistura do pudim.


Alertas de Segurança

Algumas precauções devem ser tomadas ao fazer a receita de pudim zero açúcar, tanto para evitar acidentes quanto para garantir a qualidade da sobremesa. Veja alguns alertas de segurança:

Ao fazer a calda, tome cuidado para não se queimar com o adoçante derretido, que pode atingir altas temperaturas. Use luvas térmicas e um pegador para manusear a forma com a calda quente.

Ao colocar a forma com o pudim no forno, certifique-se de que a água do banho-maria esteja quente, mas não fervendo, para evitar que respingue na massa e estrague a textura do pudim.

Ao retirar a forma do forno, use luvas térmicas e um pegador para evitar queimaduras. Deixe o pudim esfriar completamente antes de levar à geladeira, para evitar choque térmico e rachaduras na superfície.

Ao desenformar o pudim, passe uma faca ao redor das bordas para soltá-lo da forma. Coloque um prato sobre a forma e vire-a com cuidado, segurando bem as duas partes.

Se o pudim não sair facilmente, aqueça um pouco a forma em banho-maria ou no fogão para derreter um pouco a calda.

Se você tem diabetes ou alguma restrição ao consumo de açúcar, consulte seu médico ou nutricionista antes de consumir essa receita. Apesar de ser zero açúcar, ela contém carboidratos e pode afetar os níveis de glicose no sangue. Consuma com moderação e responsabilidade.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita de pudim zero açúcar, por isso separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a preparar essa sobremesa deliciosa e saudável. Veja a seguir:

Como fazer a calda sem açúcar?

Para fazer a calda sem açúcar, você pode usar um adoçante culinário que suporte altas temperaturas, como o xilitol ou o eritritol.

Basta colocar o adoçante em uma forma de pudim e levar ao fogo brando, mexendo sempre até caramelizar. Depois, espalhe a calda pelas laterais da forma e deixe esfriar.

Como desenformar o pudim sem quebrar?

Para desenformar o pudim sem quebrar, é importante deixá-lo na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Depois, passe uma faca nas bordas da forma para soltar o pudim e aqueça o fundo da forma em água quente por alguns segundos para derreter um pouco da calda. Em seguida, vire a forma sobre um prato e desenforme com cuidado.

Como evitar os furinhos no pudim?

Os furinhos no pudim são causados pelo excesso de ar na massa ou pelo cozimento em temperatura muito alta. Para evitar os furinhos, você pode peneirar a massa do pudim depois de batê-la no liquidificador, para eliminar as bolhas de ar.

Além disso, você deve cozinhar o pudim em banho-maria no forno a 200 °C por 45 minutos, ou até que esteja firme.

Como fazer pudim sem lactose?

Para fazer pudim sem lactose, você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como leite de coco, leite de amêndoas ou leite de aveia.

Você também pode usar leite em pó sem lactose ou leite condensado sem lactose. O restante dos ingredientes é o mesmo: ovos, xilitol e essência de baunilha.

Como fazer pudim sem ovos?

Para fazer pudim sem ovos, você pode usar um substituto vegano, como a linhaça ou a chia. Basta misturar uma colher de sopa de semente de linhaça ou chia com três colheres de sopa de água e deixar hidratar por 15 minutos.

Essa mistura equivale a um ovo na receita. Você também pode usar amido de milho ou gelatina incolor para dar consistência ao pudim.


Benefícios para a saúde

O principal ingrediente dessa receita é o leite em pó, que é uma fonte de proteínas, cálcio e vitaminas A e B2. Esses nutrientes trazem diversos benefícios para a saúde, como:

Fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose;

Favorecer o ganho de massa muscular;

Manter a saúde da visão;

Fortalecer o sistema imunológico;

Ajudar na cicatrização.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac
Pudim de Laranja

Pudim de Laranja

Pudim Sem Leite

Pudim Sem Leite

pudim sem lactose

Pudim sem Lactose

Pudim Diet

Pudim Diet

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão

Bolo Prestigio

Bolo Prestigio