Panqueca de Frango sem Glúten /* */

Panqueca de Frango sem Glúten



Panqueca de Frango sem Glúten
8 Porções
Tempo: 35 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 2 xícaras de leite de coco
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 xícaras de molho de tomate
  • Queijo ralado para polvilhar

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture a farinha de arroz, o leite de coco, os ovos e o sal até obter uma massa homogênea e líquida. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo. Coloque uma concha da massa na frigideira e espalhe bem, formando um disco fino. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até dourar levemente. Repita o processo até acabar a massa, empilhando as panquecas em um prato. Reserve.
  • Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios e transparentes. Adicione o frango desfiado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o frango ficar bem dourado e úmido. Reserve.
  • Em um refratário, espalhe um pouco de molho de tomate no fundo. Pegue uma panqueca e coloque uma porção do recheio de frango no centro. Enrole a panqueca e coloque-a no refratário, sobre o molho de tomate. Repita o processo com as demais panquecas, arrumando-as lado a lado no refratário.
  • Cubra as panquecas com o restante do molho de tomate e polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Panqueca de Frango sem Glúten

Você está procurando uma receita de panqueca de frango sem glúten que seja fácil, rápida e deliciosa? Então você veio ao lugar certo. Eu sou a Valéria, e hoje eu vou compartilhar com você uma das minhas receitas favoritas.

Eu aprendi a fazer essa panqueca de frango sem glúten por causa da minha necessidade de comer apenas comidas saudáveis. Eu sofro de doença celíaca, uma condição que me impede de consumir qualquer alimento que contenha glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. O glúten causa uma reação inflamatória no meu intestino, que pode provocar sintomas como dor, diarreia, anemia e até mesmo câncer.

Mas isso não significa que eu tenha que abrir mão do sabor e da variedade na minha alimentação. Eu descobri que existem muitas opções de ingredientes e receitas que são livres de glúten e que são tão gostosas quanto as tradicionais. Uma delas é essa panqueca de frango sem glúten, que eu faço com farinha de arroz, leite de coco, ovos e temperos naturais.

Essa panqueca de frango sem glúten tem uma textura macia e leve, e um sabor suave e agradável. Ela combina muito bem com um molho de tomate caseiro, que eu ensino a fazer também. Você pode servir essa panqueca de frango sem glúten em qualquer ocasião, seja no almoço ou no jantar, durante a semana ou no fim de semana, ou até mesmo em datas especiais, como aniversários ou festas. Ela é uma ótima opção para quem quer comer bem e de forma saudável.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Você pode variar a receita de panqueca de frango sem glúten de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Aqui estão algumas sugestões de variações que você pode experimentar:

Você pode substituir a farinha de arroz por outra farinha sem glúten, como a de amaranto, de quinoa, de milho ou de aveia.

Você pode substituir o leite de coco por outro leite vegetal, como o de amêndoas, de castanhas, de soja ou de arroz.

Você pode adicionar outros ingredientes ao recheio de frango, como milho, ervilha, cenoura, azeitona, palmito, cogumelo ou espinafre.

Você pode substituir o molho de tomate por outro molho de sua preferência, como o branco, o de queijo, o de frango, o de cogumelos ou o de ervas.

Você pode substituir o queijo ralado por outro tipo de queijo, como o mussarela, o parmesão, o prato, o gorgonzola ou o cottage.

Você pode fazer panquecas doces sem glúten, usando a mesma massa, mas sem o sal, e recheando com frutas, geleia, doce de leite, chocolate ou creme de avelã.

Alertas de Segurança

Ao fazer a receita de panqueca de frango sem glúten, é importante tomar alguns cuidados básicos de segurança, tanto durante o processo de preparo quanto no consumo do prato. Aqui estão alguns alertas de segurança que você deve seguir:

Ao usar equipamentos elétricos, como o liquidificador, o forno ou o micro-ondas, certifique-se de que eles estejam em boas condições de uso, com os fios e as tomadas intactos e sem riscos de choque ou curto-circuito.

Ao usar utensílios cortantes, como a faca, o ralador ou o descascador, manuseie-os com cuidado e atenção, evitando cortes ou ferimentos nas mãos ou nos dedos. Guarde-os em locais seguros e fora do alcance de crianças ou animais.

Ao cozinhar os ingredientes, como a massa, o frango ou o molho, use panelas e frigideiras adequadas, com cabos e tampas firmes, e evite queimaduras ou derramamentos. Use luvas ou panos de prato para pegar os utensílios quentes e coloque-os sobre superfícies resistentes ao calor.

Ao consumir a panqueca de frango sem glúten, verifique se ela está bem cozida e assada, sem partes cruas ou mal passadas, que podem causar problemas de saúde, como intoxicação alimentar ou infecção. Evite comer a panqueca muito quente, pois pode queimar a boca ou a garganta. Guarde as sobras em recipientes fechados e na geladeira, e consuma em até dois dias.

Se você tem alguma alergia, intolerância ou restrição alimentar, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir a panqueca de frango sem glúten, e verifique se os ingredientes usados na receita são adequados para o seu caso. Se você sentir algum sintoma adverso após comer a panqueca, como dor, náusea, vômito, diarreia, coceira, vermelhidão ou inchaço, procure atendimento médico imediatamente.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja a seguir as 5 principais perguntas feitas no Google em relação a essa receita e as suas respectivas respostas.

Como fazer a massa da panqueca sem glúten ficar macia e elástica?

Para fazer a massa da panqueca sem glúten ficar macia e elástica, é importante usar uma farinha sem glúten que tenha boa capacidade de absorver líquidos, como a farinha de arroz, e adicionar um ingrediente que ajude a dar liga, como os ovos ou a fécula de batata. Além disso, é preciso deixar a massa descansar na geladeira por cerca de 30 minutos antes de fritar, para que ela fique mais homogênea e fácil de espalhar na frigideira.

Como fazer o recheio de frango ficar cremoso e saboroso?

Para fazer o recheio de frango ficar cremoso e saboroso, é preciso refogar bem o frango com cebola, alho, tomate e temperos, e depois adicionar um ingrediente que dê cremosidade, como a maionese, o creme de leite, o requeijão ou o iogurte. Também é possível acrescentar outros ingredientes ao recheio, como milho, ervilha, cenoura, azeitona, palmito, cogumelo ou espinafre, para dar mais cor e sabor à panqueca.

Como fazer o molho de tomate caseiro para a panqueca de frango sem glúten?

Para fazer o molho de tomate caseiro para a panqueca de frango sem glúten, é preciso bater no liquidificador 4 tomates maduros sem pele e sem sementes, 1 cebola pequena, 2 dentes de alho, 1/4 de xícara de água, sal e orégano a gosto. Depois, é só levar ao fogo médio em uma panela, mexendo de vez em quando, até engrossar e reduzir. Se preferir, pode adicionar outros temperos, como manjericão, salsa, pimenta ou louro.

Como fazer a panqueca de frango sem glúten ficar gratinada e dourada?

Para fazer a panqueca de frango sem glúten ficar gratinada e dourada, é preciso cobrir as panquecas com um molho de sua preferência, como o branco, o de queijo, o de frango, o de cogumelos ou o de ervas, e polvilhar queijo ralado por cima. Depois, é só levar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar. Se quiser, pode usar o grill do forno nos últimos minutos, para deixar a superfície mais dourada.

Como conservar e reaproveitar as sobras da panqueca de frango sem glúten?

Para conservar e reaproveitar as sobras da panqueca de frango sem glúten, é preciso guardar as panquecas em recipientes fechados e na geladeira, e consumir em até dois dias. Para reaquecer as panquecas, pode-se usar o forno, o micro-ondas ou a frigideira, sempre com um pouco de molho para evitar que elas ressequem. Também é possível congelar as panquecas, separando-as com papel-manteiga ou alumínio, e descongelá-las na geladeira antes de reaquecer.

Benefícios para a Saúde

Um dos principais ingredientes da receita de panqueca de frango sem glúten é o frango, que é uma carne magra e rica em proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo.

O frango também é fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo energético, a saúde do sistema nervoso, a prevenção de anemia e a síntese de neurotransmissores.

Além disso, o frango contém minerais como ferro, zinco, selênio e fósforo, que são essenciais para a formação de hemoglobina, a defesa imunológica, a função tireoidiana e a saúde óssea. Consumir frango com moderação pode trazer benefícios para a saúde, como:

Ajudar na perda de peso, por ser uma carne magra e saciante;

Ajudar no ganho de massa muscular, por fornecer proteínas que estimulam a síntese de novas fibras musculares;

Ajudar na recuperação de tecidos, por favorecer a cicatrização de feridas e a regeneração de células;

Ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, por conter pouca gordura saturada e colesterol;

Ajudar na prevenção de depressão e ansiedade, por conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
valeriac

Outras Lanches




banana cozida

Banana Cozida

crepioca fit

Crepioca Fit

quibe de quinoa

Quibe de Quinoa

Salgado Proteico

Salgado Proteico

Publicidade

Mais Recentes


Caldo Verde

Caldo Verde

Salada de Feijão

Salada de Feijão